A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública. Existe uma projeção de que no ano de 2025 de 700 milhões de conviverão com a obesidade no mundo. No brasil, hoje, 1 em cada 5 indivíduos, apresenta obesidade.
E por que isso é tão preocupante?
A obesidade é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
- Está associada a um estado de inflamação crônica no organismo que contribui para o acúmulo de gordura nas artérias (a aterosclerose), aumentado o risco de infarto e AVC.
- O excesso de gordura, principalmente da gordura visceral (armazenada na região abdominal), está associado a resistência a insulina, diabetes tipo 2 e aumento do colesterol, todos eles, fatores de risco para doenças cardiovasculares.
- A obesidade leva também ao aumento do volume sanguíneo e consequentemente ao aumento da pressão arterial e aumento do trabalho do coração, podendo levar a insuficiência cardíaca (coração fraco).
- Está associada também a níveis elevados de estresse oxidativo, que pode danificar as células do coração e dos vasos sanguíneos, contribuindo ainda mais para doenças cardiovasculares.
A obesidade é uma doença crônica e deve ser tratada como tal!
Atualmente existem diversas drogas que auxiliam na parda de peso de forma eficaz.
Além do acompanhamento médico durante o uso dessas medicações, é importante manter uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos regulares, sono adequado, e apoio emocional.



